
No âmbito das comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, teve lugar uma sessão solene, na terça-feira, 8 de julho, pelas 17 horas, no Convento de São Francisco em Santarém
Integraram o painel de honra da sessão solene, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, D. José Traquina, Bispo de Santarém, Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa da História e Martinho Vicente Rodrigues, Diretor do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.
João Teixeira Leite, destacou o percurso do homenageado, lembrando que “Veríssimo Serrano foi um homem de convicções, mas mais do que isso, foi um homem que permaneceu fiel às suas amizades, aos seus compromissos e à sua consciência. Mesmo quando isso implicava ficar do lado menos popular da história. E isso é raro. É por isso que quero aqui destacar”. O Presidente destacou que “nunca se esqueceu da sua Cidade, do seu querido Concelho. Numa das muitas cartas que escreveu ao exilado Marcelo Caetano, procurando sempre demarcar-se do partidarismo que então assolava o País, contou um episódio com o Ministro da Educação, ao qual respondeu. Aceito presidir a Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Santarém, estou a citar, desde que o cargo não tenha nenhumas conotações políticas, pois apenas pretendo ser útil à minha terra”, referiu.
João Teixeira Leite afirmou que “Veríssimo Serrão é uma das figuras mais ímpares da nossa história coletiva. É por isso que, neste dia importante da nossa vida coletiva, em que estamos a celebrar alguém tão importante para todos nós, dar nota pública que vamos desenvolver todos os mecanismos, com todos os Vereadores da Câmara Municipal, para atribuirmos pela primeira vez ao professor Dr. Veríssimo Serrão a Chave de Ouro da Cidade, numa justa e merecida homenagem”, concluiu.
De referir que, esta cerimónia contou ainda com a apresentação da 14º Revista Mátria XXI, evocativa ao Centenário do Nascimento do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, disponível em dois volumes. Uma sessão que foi abrilhantada pelo Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém.