Depois do verão em que apostou em vários alimentos ricos em água, de forma a ajudar na hidratação, chegámos ao outono e são precisas algumas mudanças na alimentação. Uma especialista em nutrição revela o que tem de consumir mais vezes ao longo das próximas semanas.
Ao agregador de blogues HuffPost, Ana Luzón deixou algumas dicas de nutrição que podem fazer sentido nesta fase, bem como os alimentos que precisa de ter em casa e consumir nesta altura.
“Quanto mais frutas consumirmos, melhor será a nossa saúde cardiovascular e metabólica”, começou por dizer. “Muitas pessoas acabam por restringir o consumo de frutas com medo de ganhar peso ou por causa do teor natural de açúcar. Contudo, esquecem-se que estamos a falar de um alimento completo, rico em fibras, água, vitaminas e antioxidantes”, continua.
A importância do consumo de frutas
“O açúcar das frutas não se compara ao dos alimentos ultraprocessados. As fibras e a água torna a sua absorção lenta e saciante. Além disso, não existe um limite para a quantidade de frutas que come por dia: o que importa é a variedade e a regularidade.”
Aponta ainda a importância do consumo de alimentos sazonais e na sua época. “O que realmente faz a diferença é escolher frutas da época e locais, que oferecem mais sabor, nutrientes e um menor impacto ambiental.”
Leia Também: Seis combinações de alimentos que deve evitar a todo custo
As frutas que deve consumir no outono
Assim, acaba por por destacar as romãs, as uvas, a tangerinas, as laranjas, as maçãs e as as peras. “São todas igualmente válidas e com uma gama de cores e texturas que enriquecem qualquer dieta”, diz Ana Luzón.
As frutas podem ser consumidas ao longo do dia e não apenas depois da refeição. “As frutas são uma ótima opção de snack. São fáceis de transportar e não precisa de grande esforço para as consumir. Depois de um treino, por exemplo, pode ser uma boa forma de recuperar a energia e os músculos.”
Explicou que pode incluir duas a três porções de fruta durante o dia.
Três dicas para conseguir mesmo emagrecer
Devido à agitação do dia a dia, muitas vezes as pessoas deixam de lado pequenas práticas que poderiam resultar em mais qualidade de vida, como uma boa alimentação, os exercícios físicos diários e o descanso adequado”, afirma o nutricionista Matheus Motta, em entrevista ao Metrópoles.
Com isto em mente, o jornal compilou três dicas que facilitam a perda de peso.
1- Adote novos hábitos alimentares
Numa dieta equilibrada não há alimentos proibidos. Passar fome também não faz parte de um processo de emagrecimento saudável. Por isso, se estiver a fazê-lo, repense o seu método.
2- Respeite o seu corpo
Defina metas realistas. Foque-se no objetivo a longo prazo.
3- Avalie a sua rotina
Adotar novos hábitos e mantê-los sem desanimar exige planeamento e disciplina.
Leia Também: ‘Air fryer’. O erro comum que está a deixar a sua comida mole e sem graça
LEAD: Entrámos numa nova estação, com temperaturas mais frias e com outros alimentos disponíveis nos supermercados. O que deve trazer para casa de forma a manter-se saudável? Uma especialista em nutrição revela tudo.
Fonte: ([#item_date])